FCL de Assis / UNESP
18 e 19 de junho de 2010
O evento pretende reunir pesquisadores, professores das redes pública e privada de ensino fundamental, médio e superior, alunos e egressos da área de espanhol para discutir as questões referentes ao especial momento por que passa o ensino desta língua no Brasil e, especialmente, no estado de São Paulo, em virtude de terminar, neste ano, o prazo para o atendimento da Lei 11.161/2005. Segundo a nova legislação, a disciplina deverá entrar na grade curricular regular de forma obrigatória para as instituições de ensino e de forma optativa para o aluno. |
PROGRAMA PROVISÓRIO
18/06/2010 – SEXTA-FEIRA
MANHÃ
8h00 – MESA DE ABERTURA
8h30 – CONFERÊNCIA: A FCL de Assis/UNESP: meio século atuando na formação de professores de espanhol. Antonio R. Esteves (FCL de Assis/UNESP)
9h30 – Intervalo
10h00 – MESA REDONDA: O ensino do espanhol e as novas tecnologias
Maria de Lourdes Otero Brabo Cruz (FCL de Assis/UNESP), Coord.;
João A. Telles (FCL de Assis/UNESP)
Rozana Aparecida Lopes Messias (FCL de Assis/UNESP)
TARDE
14h30 – MESA REDONDA: O ensino do espanhol no Brasil e o papel das instituições estrangeiras.
Ester M. Rojas Osório (FCL de Assis/UNESP), (Coord.): A AUGM (Asociación de Universidades do Grupo de Montevideo) no intercambio de alunos e aprendizagem de espanhol;
Pedro Benítez Peres (Instituto Cervantes / São Paulo);
Antoni Lluch Andrés (Asesor Técnico de la Consejería de Educación – Embajada de España): La labor de la Consejería de Educación en Brasil. Líneas de actuación.
NOITE
19H30 – MESA REDONDA: A Lei 11.161/2005 e seu cumprimento em São Paulo: o estado da questão.
Adrián Pablo Fanjul (FFLCH/USP; APEESP), (Coord.) A atuação da APEESP: lidando com a surdez e o descaso oficial.
Fernanda dos Santos Castelano Rodrigues (UFSCar/COPESBRA): A atuação da Comissão Permanente para o Acompanhamento da Implantação do Espanhol no Sistema Educativo Brasileiro;
Neide Elias (FATEC-Indaiatuba): A implantação do espanhol no ensino médio nas ETECS do Centro Paula Souza;
Ruth Maria Gonçalves Barbieri (Supervisora de Ensino/Diretoria de Ensino da Região de Assis): Ações para a implementação da Lei 11.161/2005 na região de Assis.
19/06/2010 – SÁBADO
MANHÃ
8h30 – MESA REDONDA: Políticas Públicas, Políticas Lingüísticas e ensino de espanhol no Brasil
Iraíde Marques de Freitas Barreiro (FCL de Assis/UNESP) (Coord.)
Fábio Marques de Souza (SME-SP: Secretaria Municipal da Educação de São Paulo/UNIBAN: Universidade Bandeirante de São Paulo)
10h00 – Intervalo
10h30 – MESA REDONDA: Ensino/Aprendizagem de Espanhol: experiências
Kelly Cristiane H. P. de Carvalho (Coord.): Professores-iniciantes de língua espanhola: experiências em um Centro de Línguas e Desenvolvimento de Professores.
Angélica Maria dos Santos Oliveira (Centro de Línguas de Assis): Preparação de material didático e ensino nos Centros de Línguas do Estado de São Paulo;
Isis Milreu (Centro de Línguas de Marília): O Projeto Oye: avaliação crítica.
12h00 – Encerramento e entrega de certificados
http://unespassiscentrodelinguas.weebly.com/congressos.html
Acho muito importante a língua espanhola para os nossos alunos . Mas infelizmente eu temo pelos meus colegas professores de inglês. Para incluir espanhol, tem que sair ou reduzir alguma disciplina. Qual será?
Espero que o governo não coloque professores de inglês na rua da amargura, pois já basta o que eles passam e ainda ficarem desempregados. Esse país tem que melhorar.
Sou a favor, desde que não tire a disciplina de inglês, pois o inglês é uma língua universal, enquanto que o espanhol é uma língua mercosul.
Vamos pedir para que Deus proteja os nossos colegas da disciplina de inglê.