O intuito principal desse HISTÓRICO no Blog é mostrar que o acordo entre o Ministério da Educação e o Instituto Cervantes, que nos fez pensar na necessidade urgente de criar esta Plataforma de Acompanhamento, é o momento culminante de uma série de desatinos que não fez mais que crescer desde que a Lei 11.161/05 (http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Lei/L11161.htm) foi sancionada.
A sanção de dita Lei fez correr rios de tinta em forma de laudatórias e auto-congratulantes matérias de imprensa e de discursos oficiais na Espanha, além de valer a concessão do Prêmio Don Quijote em defesa da língua espanhola ao presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva. Aqui no Brasil, nenhuma medida foi tomada pelas Secretarias de Educação dos Estados que em vez de abrir concursos públicos para a contratação dos professores que seriam necessários para responder à oferta obrigatória do espanhol nas redes públicas e privadas de ensino, tem tentado encontrar soluções “mágicas” que consigam dar conta do recado, sem qualquer rigor nem respeito pelo sistema educativo brasileiro.
A tentativa mais grave tinha acontecido, ate então, no Estado de São Paulo, em 2006, quando através de um convênio com o Instituto Cervantes, e com o apóio financeiro do Banco de Santander, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo pretendeu “formar professores de espanhol” utilizando um programa de ensino a distância chamado de “OYE”, que nem sequer fora criado com esse fim, mas como uma simples ferramenta para a aprendizagem da língua. A exemplar e contundente resposta das universidades paulistas, da APEESP, dos professores de São Paulo e de outros Estados, e também com a união dos alunos de Letras espanhol que se uniram contra essa medida, impediu que esse projeto absurdo fosse levado adiante.
Em outros Estados brasileiros também houve tentativas de formação de professores feita a distância sem nenhum critério mais rigoroso.
Por seu caráter elucidativo no momento atual, contamos aqui neste espaço do Blog, através de alguns documentos relevantes, essa e outras histórias de luta dos professores de espanhol na busca de uma qualidade de ensino no país.
This page has the following sub pages.
- Carta de São Paulo (2007)
- Manifesto pela qualidade na implantação do ensino do espanhol na Rede Pública do Estado de São Paulo (dezembro de 2006)
- FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ESPANHOL: FALE (julho de 2007)
- MANIFESTO PELA QUALIDADE DO ENSINO DE ESPANHOL EM MINAS GERAIS (Outubro de 2007)
- CARTA ABERTA À POPULAÇÃO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE ESPANHOL (2006)
- MANIFESTO CONTRA O PROJETO ¡OYE!, IMPLEMENTADO PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO (APEERJ / 2007)
- CARTA DE BELO HORIZONTE (2008)
Estou preocupada porque hoje é o ultimo dia de inscrição do seminario e não estou achando a pagina de inscrição
gostaria de me inscrever.
Obrigada!!!!
Francisca Nilza Fonseca
Se o Seminário que você fala é o CIPLOM a inscrição será até o dia 15/06/2010.
Até mais
Marcos